23 de maio de 2020

Um Estímulo à Conversa com Deus

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
- Filipenses 4.4-7





A mensagem que trago da parte Deus, também dirigida a mim, vai tratar sobre
comunicação: será que nós nos comunicamos com Deus? Ao longo da mensagem, vamos falar um pouco sobre essa pergunta e tentar respondê-la.

Já que vamos falar de comunicação, nada melhor do que começarmos analisando o que significa essa palavra. Muito bem, Comunicação, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, significa “Participar, fazer saber, Pegar, transmitir, Estar em comunicação, Corresponder-se, Propagar-se, Transmitir-se”.

Dos significados listados, vou me atentar somente em alguns deles, que são : “Participar, fazer saber(ou transmitir), Corresponder-se e Propagar-se”. (quase todos, não é?).

Talvez você já tenha entendido sobre o que quero tratar: a oração. Portanto, redobre sua atenção e abra seu coração, pois não basta somente eu expor este sermão sobre a oração, mas é necessário entender e ter a plena convicção de que a oração é um dos bens maiores que Deus deu ao seu povo (Glória a Deus por isso).

A oração é o meio de comunicação que Deus nos deu...é o que temos para conversar com Ele, dialogar com Ele. Muitos se perguntam “Mas como é possível um Deus eterno e soberano conversar com nós, reles humanos?”. Pois é, isso vamos ter que perguntar para Ele na Eternidade. O que eu sei é que Deus nos criou e desde o princípio demonstra o quanto quer habitar conosco. Eu só sei que Deus nos ama! E Ele não só demonstrou o quanto nos ama ao longo da história humana, como nos ensinou sobre este Amor através do Filho, Jesus Cristo, que se fez homem para nos reconciliar com Deus.

Jesus Cristo é a garantia de que hoje, quando dobramos nossos joelhos e falamos com Deus, o Espírito Santo traduz tudo o que falamos para Deus, e Deus, então, nos abençoa com ricas bençãos. Saiba que o fato de você estar respirando hoje já é mais do que motivo de você agradecer a Deus e bendizer o Seu Santo Nome. Só o fato de nós dizermos “Obrigado, meu Deus”, já é um tipo de comunicação que temos com Deus; já é uma oração.

É importante ressaltar que Deus não quer palavras difíceis e complexas quando você se dirige a Ele. Deus quer sua sinceridade e seu arrependimento. Deus quer que dobremos nossos joelhos e fale a Ele tudo que está acontecendo conosco me tudo que gostaríamos que acontecesse, sendo que nessa última parte o Espírito Santo entra em ação para traduzir nossos pedidos, pois nós somos seres limitados: nossa visão é limitada; nós não sabemos o que vai acontecer amanhã; mas Deus sabe.

Muitas das vezes o que pedimos não faz o menor sentido. Nós mal conhecemos a nós mesmos, essa é que é a verdade. Quer um exemplo? O apóstolo Pedro tinha convicção do Deus que servia. Pedro sabia quem Jesus era e o seguiu verdadeiramente. Mas o que aconteceu quando prenderam Jesus e perguntaram a Pedro se ele estava com Jesus? Pedro negou Jesus. E não foi somente uma vez. Logo após isso Pedro se arrependeu. Pedro não acreditava no que tinha acabado de fazer. Para ele, isso jamais seria possível: negar o Filho de Deus? Nunca! Pois é, mas ele fez. Nós mal conhecemos a nós mesmo. Pedimos mal, como a Bíblia diz (Tiago 4.3).

Nós pedimos as coisas baseado no nosso hoje, mas o Espírito Santo traduz o que pedimos baseado no nosso amanhã e depois. Para Deus o ontem e o amanhã são a mesma coisa, Deus é eterno. Como poderemos entender a Deus? Ele não pertence ao nosso plano de existência, Ele é além de tudo isso. Ele conhece tudo sobre todos os seres. Nada foge dEle. Deus vê o oculto da nossa alma, o mais profundo pensamento que temos. Sabe quando você pensou mal e conseguiu se recuperar antes de falar? Pois então, Deus ouviu o seu pensamento. E sabe o que mais? Deus já sabia o que você iria pensar antes mesmo de você pensar. E nós não estamos falando de Determinismo aqui, estamos falando da Onisciência de Deus: Deus criou seres livres de atitude, porém Ele já sabe o que seus filhos livres irão escolher fazer, simples assim. Mas isso é um assunto para uma outra ocasião...

Vamos aos significados da comunicação.

Participar
Hebreus 3.14: “Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.”. Somos o Corpo de Cristo. Participantes dEle. Não importa se você é líder de adolescentes, membro do grupo de adolescentes, membro da igreja, músico… não importa, todos nós somos participantes de Cristo. Quer uma dica de como começar sua oração? “Senhor, obrigado por me salvar e me tornar participante do Teu corpo, do teu Reino”. Nós participamos ativamente do evangelho, com nosso corpo, nossa atitude, nosso intelecto. Jesus nos deixou a missão de fazer discípulos onde quer que andemos. Deus nos convida a participar.

Fazer saber
Como lemos no começo da mensagem, Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”. Eu venho estudando a Palavra de Deus desde minha conversão no ano de 2010. Não tive dificuldade em aprender isso, mas é impressionante como as pessoas lá fora não entendem. “Se Deus é Todo-Poderoso, porque você precisa falar para Ele as coisas que você faz?” eles dizem. Irmão, nunca deixe que essa frase de Satanás chegue ao seu coração. Conforme eu disse, Deus nos criou livres. Sabe porque Deus nos fez seres livres? Porque Deus quer que nos acheguemos a Ele por Amor. É só o amor que importa, como o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios capítulo 13. Sabe porque a Palavra de Deus nos incentiva a levar nossas petições a Deus? Intimidade. Como amigos ganham intimidade? Não é contando um ao outro sobre o que gosta de fazer, comer, vestir, que tipo de filme que gosta...não é assim? Pois então, Deus quer intimidade conosco. Quanto mais nós contamos da nossa vida para Deus, mais ganhamos intimidade com Ele, mais fácil fica de ouvir Ele. Quer uma dica? Imagine que você está escrevendo seu diário. Conte tudo a Deus, todos os dias. Adquira o hábito de contar TUDO para Deus. E sabe o que vai acontecer? Conforme você for falando, o Espírito Santo vai trabalhando na sua vida e te fazendo enxergar os seus acertos, erros, equívocos, etc. Daí então você já pode pedir perdão pelos seus erros e agradecer pelos acertos. Deus já te perdoa e te abençoa ali na hora e você vai ganhando sabe o quê? Experiência com Deus. Confissão de pecados a Deus é experiência com Deus, uma vez que o homem carnal dentro de nós não quer assumir o erro, mas se justificar. E quando envolve outras pessoas, então? É melhor ainda, porque daí então Deus te faz ir até a pessoa que você tem problema, mesmo quando você está certo e a pessoa errada, te dando uma oportunidade de reconciliamento (Romanos 12.20,21)

Corresponder-se
Romanos 8.26 e 27: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”. A oração é algo sobrenatural. Deus quer saber de tudo, pois Ele deseja se relacionar com sua criação. E Deus também quer que nós peçamos tudo a Ele conforme a nossa necessidade. Não importa se o que pedimos é absurdo ou não. Ele quer que nos abramos com Ele e digamos a verdade, de forma sincera. Quanto mais interagimos com Ele, mais ele se faz presente na nossa vida e mais nós conhecemos dEle. Você tem dificuldade de entender a Bíblia? Peça a Deus, Ele vai te abrir o entendimento e te ajudar. Tem dificuldade na escola? Peça a Deus para te ensinar como estudar (Deus não vai dar 10 para ninguém que não gosta de estudar...com Deus não se barganha, portanto peça para Ele te ensinar a estudar que é melhor).

Vou contar um testemunho: Tempos atrás eu fiquei resfriado. Quando eu fui dormir meu nariz estava muito entupido. Então eu fiquei lá deitado olhando pra cima e respirando pela boca. Porém não conseguia dormir de jeito nenhum. Em determinado momento, pareceu que Deus sussurrou em meu ouvido: “tá esperando o que para me pedir ajuda?”. Não esperei mais. No mesmo momento eu coloquei minha mão direita sob meu nariz e comecei a orar para Deus desentupir meu nariz. Não lembro agora quanto tempo eu orei. A única coisa que eu sei é que Deus o desentupiu completamente. Acho que eu nunca respirei tão bem como neste episódio.

Coisas que parecem simples. Hoje em dia está cheio de remédios que desentopem o nariz nas farmácias. Eu poderia ter aplicado de alguns deles, mas eu preferi orar, porque Deus ouve.

Me lembro de quando li o livro da biografia da Frida Vingren, esposa do Gunnar Vingren, um dos fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, das décadas de 1920 e 1930. A medicina já estava consideravelmente boa nessa época. Mas, mesmo assim, sabe o que eles faziam quando ficavam doentes? Oravam até Jesus curar ou levar o enfermo para a eternidade. E não estamos falando desses resfriadinhos que a gente tem hoje em dia não. Estamos falando sobre malária. Uma doença que Mata! Muita gente morreu naquela época e ainda morre. Os missionários passaram por essa doença terrível. Não conseguiam nem sair de casa. Porém estavam o tempo inteiro em oração. Os irmãos na igreja ficavam orando pela cura deles, incessantemente, enquanto Deus operava milagres e maravilhas.

Vamos para o último ponto, então. Para fechar

Propagar-se(multiplicar)
Mateus 5.13: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”. Quanto mais nós oramos, mais aprendemos de Deus. Quanto mais oramos, mais nos apegamos a Deus. Quanto mais oramos, mais suscetíveis ficamos para as coisas de Deus, como: falar do evangelho, ler a bíblia, fazer a obra da igreja na terra. Quer receber dons de Deus? Ore. Quer ser revestido de poder com o batismo com o Espírito Santo? Ore. Quer tirar nota boa escola? Ore e estude. Quer ser um obreiro abençoado na casa de Deus? Ore. Quer fazer missão? Ore. Um crente que não ora não chega em lugar nenhum. Não tem como ser cristão sem a oração, meu irmão, não tem. Nós só conseguimos somar e multiplicar para o reino de Deus através da oração. 1 Tessalonicenses 5.17,18: “Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito.”. Nosso espírito precisa da oração. E nós precisamos multiplicar para o Reino de Deus, pois essa é a missão que Deus nos deu.

Precisamos orar mais.

Que Deus nos ensine a orar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário