4 de maio de 2020

Logos – Deus é

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” – João 1.1-5






“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” – João 1.10-14



Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle. dEle quem? Do verbo. Quem é o verbo? Deus é o verbo.



O apóstolo João, que escreveu o livro de João da Bíblia, é considerado o apóstolo do Amor, amigo de Jesus, aquele que reclinou a cabeça no peito de Jesus no dia da última Ceia relatada na Bíblia. O livro de João é marcado por mostrar a deidade de Jesus, como acabamos de ler, ou seja, que Jesus é Deus. Jesus é o Criador.



Verbo aqui, vem da palavra Logos, do grego. Logos significa “palavra, pensamento, conceito, ação”. Dentro da filosofia grega, o Logos tinha um significado de “conjunto harmônico de leis que comandam o universo, formando uma inteligência cósmica onipresente que se plenifica no pensamento humano”. Quando João afirma que Jesus é o Logos, para os gregos foi um choque, pois isso indicava que o Jesus que João estava pregando era, de fato, o criador do universo e todas as coisas existentes.



Quando lemos que no princípio era o Verbo, significa que o Verbo é preexistente, ou seja, Ele estava presente independente da criação de todas as coisas existentes. Antes de todas as coisas serem feitas, o Verbo já era.



Você já ouviu aquela afirmação: “Deus não existe” ? Pois é, ela é uma afirmação verdadeira. Talvez você esteja falando consigo mesmo “o que o Rafael disse?”. É isso mesmo que você leu, Deus não existe. Se você nunca ouviu alguém dizendo isso antes, talvez você agora esteja se perguntando “o Rafael perdeu a fé?”, ‘’o Rafael ficou maluco?”.



Não, irmãos, eu não fiquei maluco. Eu estaria maluco se eu dissesse que Deus existe. Se eu disser que Deus existe, eu estou tirando o atributo de “Eterno” do Criador. Não é possível o Criador coexistir junto com a Criação. Se isso fosse possível, Deus não seria Deus. Por isso que é importante João ter escrito que no princípio era o Verbo, pois lembrem-se que as pessoas sabiam que Jesus havia nascido de Maria. Muitos viram ele crescer, logo, muitos se questionam: “como pode um homem ser Deus?”. Esse é o motivo pelo qual João teve que escrever em seu livro que Jesus era Deus antes mesmo de o mundo ser formado e se fez homem para habitar junto com sua criação, ensinando sobre o Amor e Justiça do Reino de Deus.



Se nós dissermos que Deus existe, estamos cometendo uma falácia, ou seja, dizendo algo que é falso. Pois se Deus criou todas as coisas, logo, Ele não faz parte de todas as coisas, Ele está em um “plano” exterior. Ele está além de todas as coisas criadas.



Vocês já fizeram igual Deus pediu a Abraão, de olhar para o céu, em um dia estrelado, e contemplar a quantidade de estrelas que nele há? Vocês já olharam para a lua? … Vamos recuar um pouco, um passo de cada vez. Já andaram de avião? Já olharam pela janela quando o avião chegou lá em cima, nas nuvens? É alto, não é? O país em que vivemos, Brasil,por exemplo,  já viajaram por ele inteiro? É grande o nosso país, não é? Imagina agora a Terra toda, os outros países…o mar, os desertos. A Terra, que a gente vive é grande demais, não é mesmo? O nosso planeta é gigante!



E se eu te falar que a Terra está longe de ser o maior planeta do nosso sistema solar? Vocês que se lembram (ou estão estudando agora, caso dos adolescentes e jovens) das aulas de ciência sabem do que estou falando.



E se eu falar que o nosso sistema solar é uma galáxia considerada pequena e relativamente nova perto de outras galáxias. Irmãos, pensem um pouco comigo, estamos falando da distância de 5 900 milhões de quilômetros do sol até o último planeta da nossa galáxia. E isso estamos falando somente da área que tem planetas. Além desse espaço, tem ainda mais milhões e milhões de quilômetros até as estrelas e todo o firmamento…só da nossa galáxia. E deixa eu repetir: nossa galáxia é considerada pequena e nova perto de outras galáxias que a Ciência já descobriu. Inclusive, a Ciência chegou a falar de um número infinito de galáxias dentro do universo. Vão até mais longe dizendo que existe um número infinito de universos, chamado de multiverso… mas enfim, o estudo disso não vem ao caso… hoje.



É como o inglês astrônomo, alquimista, filósofo natural, cientista, mais reconhecido como físico e matemático…e além de todas essas coisa ainda era um teólogo, Isaac Newton, disse: “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”



Já foram para praia? Quem aqui conseguiu ver o final do mar? Pois é, irmão, esse mar imenso é absolutamente um pedaço do nada perto do universo.



A maioria de nós só se preocupa com a nossa própria vida e nossos afazeres diários. Não tem problema ter afazeres, o problema é ficarmos escravos dos nossos afazeres: “Ah! Tenho que lavar roupa”, “Ah! Tenho que ir para escola”, “Poxa, não aguento mais trabalhar”, “vou ter que aguentar fulano falando de novo”, “Ah! a roupa no varal”…”Ah! eu tenho… não aguento mais… de novo…e de novo…e de novo”.



Nos preocupamos tanto com o nosso “mundinho” que nos esquecemos de que a vida é muito mais do que os nossos afazeres diários. Olhe para tudo que está ao seu redor. Olhe para as obras do Criador. Olhe para toda essa imensidão.



Deus não existe. Deus é!!



Glória a Deus. Nosso Deus não existe, Ele é!!



Não existe antes para Deus. Conforme o texto que lemos, o estado anterior, princípio, é referente a criação, não ao Criador. Pois não existe antes e nem depois do Criador. O Criador é! Ele é eterno, além de todo entendimento, além de todo o mundo criado…além da matéria, além de tudo.



Será que você consegue acompanhar o que estou dizendo aqui essa noite? Irmão, olha bem para o Deus que você serve! Olha a grandeza desse nosso Deus! Vocês ainda acham que estou maluco? O que dizer de Isaías 40.22: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortino e os desenrola como tenda para neles habitar”? Ou então Isaías 40.26: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.”



Deus nos incentiva a olhar para o oceano, irmãos, não somente para a gota. Deus se dá a conhecer pela sua palavra e pelas coisas criadas. Não fique só no raso, mergulhe na grandeza de Deus, mergulhe em seu conhecimento e se encha de Sua graça!



Irmãos, Deus é tão imenso… Deus é tão tremendo! E mesmo assim Ele quis coroar toda essa imensidão fazendo um ser pequeno como nós, mas herdeiros de Sua imagem e semelhança. O ser humano é a coroa da criação da criação de Deus. Fomos a última coisa a ser criado nesse universo gigantesco. Somos os únicos em que Deus soprou nas narinas, dando o fôlego de vida. Somos os seres mais especiais da criação de Deus.



Sabe o que significa isso, irmão? Amor! Deus amou o ser humano. Deus amou o homem. Deus colocou sua própria imagem no homem para fechar com chave de ouro a Sua criação. Deus fez o homem para andar com Ele, vinculado a Ele. Deus criou o homem perfeito, para governar toda a Terra. Deus deu ao homem o poder de escolha e disse ao homem: és livre. Escolha a mim e viverá. Deus criou o homem para amá-Lo. O homem e o Pai eram um!



Mas o homem escolheu o pecado. Deus deu uma ordem ao homem no princípio da criação, e o homem desobedeceu. Em vez de escolher o Amor, o homem escolheu o erro. O pecado entrou no mundo e o homem foi separado de Deus. Agora o príncipe do mundo é o inimigo. A criação agora é má. O homem não quis o amor de Deus. O homem agora está no erro.



Depois de muito tempo no erro, houve a reconciliação. O próprio Deus encarnado, Jesus Cristo, veio ao mundo como homem. Nasceu sem pecado, viveu sem pecado, morreu sem pecado e ressuscitou, vencendo a morte na cruz e dando o direito a todos aqueles que acreditarem nele o mesmo direito de vencer a morte e ter o dom da vida. Novamente o homem tem paz com Deus e acesso a sua graça e salvação. Fomos restaurados para o Pai.



Mas somente para aqueles que creem. Os que não creem em Jesus, continuam separados do Pai. Assim é até nos dias de hoje. Ligue a TV na sua casa e veja o tanto de atrocidades que existem no mundo. O mal está impregnado no mundo.




“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” – João 1.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário