4 de maio de 2020

Sobre Deus e a tal “Pedra” tão pesada

A Graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que se humilhou para se fazer carne como nós, seres humanos, deixando Sua Glória acima do tempo e de toda a matéria. O Criador que se fez Criatura por um inexplicável Amor que está acima de todo o nosso entendimento “evoluído” e limitado.





Confesso que ando (ou continuo) entristecido pelo cenário em a Igreja de Cristo enfrenta: Em uma batalha contra o que realmente se deve combater, o que vemos é uma verdadeira Guerra Civil. Isso mesmo! O próprio corpo de Cristo, Sua Igreja, está em conflito consigo mesma. 

 

Enquanto a Ciência Ruim e as Seitas não admitidas por Nosso Deus continuam a se proliferar pelo mundo afora, a “igreja” (que se chama) de Cristo continua com a infantilidade de se digladiar entre si mesma se escondendo por detrás de máscaras do tal do Livre arbítrio e da eleição incondicional. Enquanto a verdadeira doença implantada no mundo se alastra, estamos como tapados promovendo dissensões no meio do Corpo de Cristo apenas porque nosso irmão não tem o mesmo entendimento que nós. Aí que eu me pergunto: Será isso certo? Ora, se o irmão alega que somente Jesus Cristo é único e suficiente para salvar sua alma e eu digo a mesma coisa da minha alma, logo somos salvos e seguimos aquilo que a Palavra de Deus nos ensina. Para quê perder tempo com intermináveis discussões que no final não nos levarão a nada?

 

“Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz:Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque:Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” – Romanos 10:10-13

 

Mas o motivo pelo qual escrevo este texto é outro. Me atento aqui sobre a afirmação de que Deus pode todas as coisas como foco em rebater uma famosa frase (que acredito ser de algum ateu) que acabam jogando no ar como piadinha. A frase é esta:

 

“Deus pode criar uma pedra tão pesada que não possa levantar?”

 

Parece uma “pegadinha”, não é mesmo? Então… é uma “pegadinha” mesmo. Se você você não souber como responder a esse ultraje, você certamente se tornará motivo de chacota por um bom tempo. 

 

Para contra-argumentar sobre esse questionamento, é necessário refletirmos um pouco sobre que Deus, para nós cristãos, é: Deus é o criador. Sabe o tempo que contamos para marcar os dias? Então, o tempo não existe para Ele, pois se Ele criou o tempo, logo, está acima do tempo. O tempo é como um grande bloco maciço de pedra para Ele: o passado, presente e o que está por vir. Sabe a matéria, ou seja, todas as coisas que você consegue enxergar, tocar e sentir? Então, Deus também está acima da matéria. Porque como o Criador faria o universo conhecido estando dentro dele? Logo, Deus está acima do tempo e de toda a matéria.

 

O poder de Deus é manifestado na Criação do Mundo ex nihilo (do nada). Ele simplesmente ordenou para as coisas virem à existência.

 

Relembrando isso, voltemos a pergunta motivadora: “Deus pode criar uma pedra tão pesada que não possa levantar?”

 

Naturalmente, Deus não pode fazer aquilo que é realmente impossível. Essa é a parte que muitos se perguntam: “Então quer dizer que essa frase faz realmente sentido? É verdadeira? Realmente diz que Deus, afinal, não é Todo-Poderoso?”. Então…calma… ainda não terminei.

 

É impossível para Deus fazer coisas contrárias à sua natureza imutável, é compreensível que não possa fazer coisas contraditórias. 

 

Não entendeu ainda?

 

A Palavra de Deus diz que Deus “não pode mentir” (Tt 1.2), porque é “impossível que Deus minta” (Hb 6.18). Sabe porquê? Porque ele não é homem, logo, não pode mentir (1 Sm 15.29).

 

Logo, concluímos que Deus não irá fazer algo que vai contra sua natureza, pois Ele é imutável. Como Ele poderia ser um Deus que merece ser adorado se mudasse a todo instante? Portanto, se Deus criou um círculo redondo, Ele não pode fazer um círculo quadrado, porque Ele criou uma “lei natural” de que o círculo é redondo. Ele também não faria um triângulo com dois lados e nem um outro Criador como Ele mesmo, pois há somente um Criador incriado (Dt 6.4; Is 45.18), todos os demais são criaturas.

 

Deus pode fazer qualquer coisa que seja possível de ser feita, desde que não implique contradição. Para Seu poder não há limites. Ele, de fato, é o Todo-Poderoso como sua Palavra diz (Gn 17.1; Êx 6.3; Nm 24.4; Jó 5.17). Logo, essa tal “Pedra” não pode existir, pois entra em contradição com o fato de Deus ser Todo-Poderoso, ou seja, poder para fazer literalmente tudo.

 

Que Deus renove o intelecto de nós todos para combater aquilo que devemos combater, não perder tempo em uma guerra-civil totalmente ignorante.

 

Que Deus abençoe a todos!

2 comentários: