4 de maio de 2020

Um Minuto para a Morte

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.“ – Eclesiastes 7:2-3






A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos!



Hoje vou falar um pouco sobre uma reflexão que Deus me deu no último enterro que fui, há um tempo atrás.



Eu estava no recinto e estavam recitando alguns versículos bíblicos para o momento. Confesso que não estava prestando atenção no que era dito, pois mais parecia um conjunto de passos pré-prontos para a ocasião. Foi então que me deparei com a seguinte cena: um menino, de uns 5 anos, passando em minha frente e logo adiante o caixão com um corpo inanimado, sem vida, morto, à minha frente.



Na mesma hora em que isso aconteceu, Deus me fez refletir profundamente sobre a cena.



Seria a vida uma uma busca por saber quem somos?



Seria a vida a busca por saber o porquê existimos?



Seria a vida uma busca para entender o porquê morremos?



Seria a vida um teste?



Por quê vivemos se vamos morrer um dia?



Para quê ganhar o mundo e ter tudo o que queremos, se vamos morrer um dia?



“E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. “
Eclesiastes 2:11



Interessante notar que por mais que façamos, mais se fica por fazer, não é mesmo? Quando criança aprendemos que devemos estudar para ser alguém. Quando jovens, aprendemos que devemos escolher o que vamos ser. Quando adultos, trabalhamos para nos sustentar. Quando casamos, trabalhamos para sustentar nossa família.



Passamos a vida inteira ocupados. Para quê? Essa é simples, não é mesmo? Porque temos de sobreviver.



Por quê nos apegamos as coisas?



Seria a definição do ser humano: Tenho, logo, existo?



“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” Marcos 8:36



Quando vi o menino, imaginei ele andando em um solo de terra e uma cova lá na frente. Ele andava olhando para o horizonte. Cada passo que dava ele ia ficando mais velho. E quando chegava à beira da cova, tropeçava e caia nela. Daí vinha um outro menino e jogava terra por cima do primeiro, se virava, e ia andando, da mesma maneira em direção a sua cova. Então vi isso várias vezes e percebi que o caminho até a cova de uns, era menor que o de outros.



Independentemente do que façamos ou sejamos, morreremos um dia, isso é inevitável.



Você deve estar se perguntando onde quero chegar. Já adianto que não estou tentando deixar ninguém triste!



Em nossa vida temos momentos bons e ruins, alegres e tristes. Temos de estudar, trabalhar, amar, viver, ter e ser. As vezes nos prendemos somente ao trabalho e as vezes somente ao lazer. Temos responsabilidades. Temos deveres.



Somos livres?



De que me adianta existir? De que me adianta viver?



Será que a vida acaba mesmo quando somos enterrados?



Bom, eu, como cristão, acredito em céu e inferno. Eu vejo a vida como um teste. A Bíblia nos ensina a ser pessoas melhores. Nos ensina sobre a vida eterna com o Criador. Muitas pessoas não acreditam, mas aí eu pergunto: se a vida não é um teste, porque é tão curta?



Acredito que a vida seja um presente. Porque sempre que ganhamos um presente, nos interessamos para saber tudo sobre ele. A vida é a mesma coisa. Você já percebeu que a cada dia que passa, você aprende uma coisa nova, mesmo que seja insignificante? Pois é. A cada dia que passa, estamos vendo mais um pouco do presente que ganhamos. E te digo mais, depois vem um outro presente, melhor ainda.



Eu vejo assim: não devemos nos apegar as coisas terrenas, mas devemos sim “ser alguém”. De que me adianta não acreditar em nada? De que me adianta acreditar em Deus, em Jesus? De que me adianta viver?



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.“
João 3:16



Existem perguntas que nunca serão respondidas. O mundo é o que é, e a vida é o que é.



Eu quero viver. Quero a vida eterna que Jesus prometeu. Quero ser bom em tudo que faço, até ser o melhor. Gosto de viver. Gosto de pensar. Acredito sim, que seja realmente um teste. De que me adiantaria viver na miséria e atormentar o meu Deus para me dar tudo segundo a minha vontade? De que me adiantaria não acreditar em nada e viver por viver? Ora, não pode acabar tudo em uma cova, assim como os passos dados até a cova não são de Deus, mas são nossos.



Acredito que Deus queira que vivamos. Acredito que Ele olha para nós. Ele nos ama e acredita em nós.



Vivemos, isso basta.



Agora deixo aqui: O que é a vida? O que é a morte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário