4 de junho de 2020

Personagens Bíblicos: Geazi

 A Graça e a Paz de Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo a todos.
Recentemente recebi um desafio de personagens bíblicos e caí com Geazi. Bom, todos conhecem ele por causa do episódio de Naamã e estamos acostumados a ouvir esse episódio em pregações. Quase caí neste erro de ficar falando sobre o grande erro de Geazi!



Mas então reservei um tempo e fui dar uma olhada nos três versículos em que seu nome é mencionado na Bíblia.

Geazi era moço(JFA / ARA) do profeta Eliseu, ou seja, servo de confiança. Logo, entendemos que ele fez algo ao decorrer da vida dele a ponto de ser digno de confiança do profeta Eliseu.

Encontramos o nome Geazi onze vezes na bíblia nos capítulos 4, 5 e 8 do 2º livro de Reis. Em alguns pontos encontramos, também, a referência moço do profeta Eliseu e até mesmo moço do homem de Deus. Neste estudo, assim como muitos estudiosos dizem, vamos considerar que tal referência é sim atribuída ao nosso personagem,

Basicamente o servo do profeta Eliseu faz parte (reconhecida, com seu nome) em quatro episódios:
1) Sugeriu ao profeta Eliseu que a mulher sunamita deveria ser recompensada com a promessa de um filho

2) Mais tarde, esse menino acabou adoecendo. Quando a mulher sunamita foi procurar Eliseu, o profeta ordenou que Geazi levasse o seu bordão e colocasse sobre o menino, onde nada aconteceu,

3) Geazi corre até Naamã, depois deste ter sido curado de lepra, e pede falsamente em nome de Eliseu um talento e duas peças de roupas finas para dois jovens discípulos de profeta. Naamã lhe dá 2 talentos de prata (+ou- 74kg de prata). Neste erro a lepra de Naamã passou para Geazi e sua descendência.

4) Geazi fala ao rei sobre os feitos de Eliseu e tbm reconhece a Sunamita diante do rei.

Baseado nesses quatro pontos, podemos traçar uma linha para Geazi:
1) Sucesso
2) Fracasso
3) Queda
4) Retomada

No ponto 1 vemos que a ideia de Geazi, a princípio, foi muito boa. Afinal, qual casal não quer ter um filho? (eu sei que tem casais que não querem, mas o comum é ter filho) Logo, entendemos que Geazi estava em um ponto de sucesso ao sugerir uma benção para aquela família

No ponto 2 vemos um fracasso de Geazi. O menino havia morrido e o profeta o mandou até lá e colocar um bordão sobre o menino com o intuito de ressuscitá-lo. Não deu certo. O que será que aconteceu? Falta de "fé"? Será que Eliseu já havia percebido algo de errado com seu servo e só quis testá-lo? Não sabemos. O que sabemos é que não deu certo; nada aconteceu quando o bordão foi colocado sobre o menino.

No ponto 3 vemos o famoso erro de Geazi: desobedecer seu senhor. Só cabia a Eliseu aceitar ou não aceitar a oferta de Naamã. Geazi tomou a frente e correu atrás do profeta para receber a oferta. Não somente isso: inventou uma história sobre dois jovens aprendizes de profeta que estavam necessitados. Óbvio que Naamã iria acreditar, ele hhavia acabado de ser curado pelo senhor de Geazi. Atribuímos, portanto, a queda ao ponto 3 do nosso estudo. Detalhe: a lepra de Naamã passa para Geazi e sua pele é descrita na Bíblia "branca como a neve"(2 Rs 5.27).

Aqui precisamos fazer uma pausa para refletir sobre algumas coisas.

O erro de Geazi

A palavra lepra traduz um termo genérico utilizado no Antigo Testamento para se referir a muitos tipos de doenças de pele. Provavelmente esse tipo de lepra que Naamã tinha, e que depois Geazi contraiu, não exigia isolamento, uma vez que vemos Geazi participado dos eventos nos capítulos seguintes (no 6 como moço e no 8 como Geazi mesmo, diante do rei).

Geazi foi curado de sua lepra?

Muitas pessoas acabam afirmando que Geazi foi curado de sua lepra devido ao fato de continuar sendo mencionado nos capítulos seguintes. Porém não há qualquer base bíblica para tal afirmação. Em primeiro lugar, Eliseu foi claro ao dizer que a lepra acometeria a ele e a sua descendência “para sempre” (2 Reis 5:27). Se Geazi foi curado posteriormente, então a palavra de Eliseu não teve muita valia. Em segundo lugar, o próprio Jesus falou sobre os leprosos que viviam em Israel no tempo de Eliseu. Em Lucas 4:27 nosso Senhor diz: “Assim também, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio”. Isso significa que se Geazi foi curado, o próprio Jesus se enganou quando mencionou apenas a cura de Naamã, o que podemos descartar. Logo, o único que foi curado na época do profeta Eliseu foi Naamã, não Geazi.

Segundo as regras judaicas, quando a enfermidade de pele tomasse o corpo todo, tornando branca sua superfície inteira, então o doente não era mais considerado imundo (Levítico 13:12,13). Por isso que Geazi podia continuar com o profeta.

Com isso retomamos o ponto 4 do nosso estudo, onde Geazi se apresenta ao rei e relata as obras do profeta Eliseu. Não somente isso, mas enquanto ele está com o rei novamente a sunamita entra em cena, pois ela teve que sair de sua casa. Nisso vemos que Geazi retoma sua verdadeira função de servo onde aponta para o rei que aquela é a mulher que foi abençoada pelo profeta. O rei, então, abençoa a vida daquela mulher, graças a Geazi. Ele poderia ter se calado por não ter concordado com o que havia sofrido pelo profeta. Mas não, entendemos que ele aceitou a paga de seu erro, como um servo faz... como um discípulo faz ao ser corrigido pelo seu mestre.

Ah!, mais um detalhe: Geazi significa Vale da visão. Lembra que os nomes no mundo antigo geralmente significavam a obra ou caráter de uma pessoa? Talvez, no nosso caso, o nome é uma dica do que todo servo deveria ter: visão. Geazi passou por um sofrimento devido ao seu erro, mas teve visão para reconhecer o mesmo e continuar seguindo o profeta. Precisamos ter visão ao exercer nosso ministério.

Deus te abençoe. Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário