23 de setembro de 2020

Enquanto isso, na "Igreja"...

 

A Graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a todos. 

Faz um tempo que não escrevo para o Nerd; mas, pode acreditar, eu tenho um motivo. Vou tentar trazer nessa postagem o real motivo pelo qual eu andei ausente nos assuntos relacionados ao blog, fé, igreja e outras coisas. 


Assim como você pode ver estamos passando por uma fase totalmente diferente do mundo: uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos. Estamos aí com quase oito meses de pandemia misturado com isolamento social e quarentena. 

E o que é que mais estamos vendo nessa época (falando de Brasil)? Desavenças de opinião. 

Se fossem somente essas divergências, ok; nenhum problema. Mas não é. E aqui vou entrar em uma parte muito complicada e delicada: as pessoas da igreja e os tais "bolsonaristas".

Impressionante como eu li e ouvi o termo "Fechado com Bolsonaro" nesta pandemia. Daí você me pergunta "algum problema com quem é fã do presidente Bolsonaro"? E eu te respondo "não, nenhum problema". O problema não é você ter votado em alguém e ficar procurando motivos para justificar seu voto e continuar ao lado do seu candidato. O problema aqui é: e as pessoas que não pensam como você?

Nós vivemos em um país considerado corrupto e isso não é de hoje, vem de muito tempo atrás (antes mesmo do partido vermelho...aquele, da estrela). Infelizmente nosso país já perdeu a credibilidade e muitos investidores já viraram as costas para este lugar. 

Todas as vezes que eu procurei a justificativa de um "bolsonarista" para a simples questão do "porquê você apoia o presidente Bolsonaro?" obtive uma resposta (na ofensiva, claro) "você queria que o PT voltasse? Você quer o Lula de volta?". Mas veja bem, não foi isso o que eu perguntei. O que eu quero saber são os motivos pelos quaise as pessoas apoiam Bolsonaro. Quem sabe sabendo os reais motivos eu não mudaria de opinião.

Pois é, quase oito meses e ninguém consegue me mostrar o porque apoia Bolsonaro. Parece que as pessoas simplesmente o seguem por um princípio de fidelidade de voto, tipo "votei nele e vou ficar com ele até o fim...para o bem ou para o mal". O legal é que isso vai totalmente contra o princípio de democracia, mas tudo bem.

Ok. Eu mais ou menos expliquei algo que vem me incomodando muito nessa fase. Mas ainda não cheguei no ápice. O pico da minha indignação está concentrado nas pessoas cristãs que se incluíram neste grupo de bolsonaristas (extremos). E eu vou focar a minha crítica para esse grupo a partir de agora.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." - Mateus 11:28

Eu tenho por costume ler a Bíblia Sagrada todos os dias. Nessa época de pandemia não foi diferente. Desde quando entramos nessa época eu venho buscando a Deus para entender o motivo desse tempo conturbado em que estamos vivendo. Logo de início, lendo os Evangelhos, já consegui a resposta para maioria das "provocações" dos "irmãos bolsonaristas" de plantão.

Nos Evangelhos de Cristo podemos enxergar diversas coisas, porém o principal é:

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. [...] E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." - Mateus 22:37,39

Amor.

E olha só que interessante, o governante de estimação da igreja vem sendo o sr. Jair Messias Bolsonaro, não é? E qual é o símbolo predominante dele em sua campanha? Arminha com as mãos. E o que mais? Bandido bom é bandido morto, não é isso? 

Pera aí... Bandido bom é bandido morto? Mas e o princípio de amor ao próximo? E o princípio de salvação a toda e qualquer pessoa a partir do Evangelho de Cristo pela fé? E o perdão de Deus sobre os pecadores?

Morte? Não senhor, VIDA!

O próprio Senhor Jesus Cristo perdoou o ladrão da cruz no dia da crucificação. Porquê a igreja está concordando com a frase de "bandido bom é bandido morto"? Não senhor. Bandido bom é bandido PRESO, com possibilidade de se arrepender de seus feitos e se achegar a Cristo. Morto? JAMAIS!

Se parasse por aí ainda estava até que bom. Mas continua  =(

Por diversas vezes pessoas que eu considerava como irmãos me lançaram aquela "se você não apoia Bolsonaro, é melhor nos separarmos aqui". Como é triste ouvir isso. E não foi só uma vez que ouvi isso. Todas as vezes lágrimas vinham aos meus olhos. Como assim nos separar? Por causa de um político? Sério? É isso mesmo?

Pois é... isso é muito sério. Um político agora é mais importante que um irmão em Cristo. Que época triste estamos vivendo. 

A questão aqui não é se apoiamos ou não o atual presidente, mas sim se é certo apoiarmos tanto alguém de carne e osso. Será que é certo isso? Cheguei até a ouvir de um pastor: Cristo não precisa apoio, Bolsonaro sim. Sério? Cristo não precisa de apoio? Apoiar a obra de Cristo não é apoiar a Cristo? Como pode isso? Leia só esse versículo e me responda se isso não é apoiar alguém: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados" - Efésios 5:1

A obra de Cristo precisa de apoio sim. Jesus nos comissionou para converter o mundo. E Bolsonaro? Ele é só um governante eleito, de carne e osso. Nada mais.

E as profecias? Deus!! Como surgiram profecias e as pessoas atribuem elas ao presidente eleito. As pessoas simplesmente ignoram o fato de que a profecia precisa ser julgada (1 Tes. 5:20-21) e aceitam tudo o que recebem. Precisamos orar antes e aguardar a confirmação das profecias, pois elas precisam se cumprir. Tem até pastor fazendo vídeo no YouTube com profecias diárias logo após pedir curtidas e inscrições em seu canal. Sério? Virou uma questão banal agora? Profecia diária? Que Deus tenha misericórdia daqueles que se dizem ser o Seu povo.

Posso só falar mais um ponto? Vamos lá, o famoso: devemos orar pelo presidente.

Concordo. Devemos sim orar para o presidente e eu faço isso (minha esposa é testemunha). Mas é só o presidente que precisa de orações? Não são todos os governantes?

Fiquei seis meses apenas assistindo aos cultos da igreja pela internet, de forma online. Quando resolvi ir presencialmente à igreja após a liberação dos cultos sabe o que eu ouvi na pregação? "Devemos orar pelo presidente". Uma frase simplesmente jogada sem contexto no meio de uma pregação que não fazia o menor sentido. Ok. Fui uma segunda vez na igreja. Adivinha só o que ouvi? Devemos orar pelo presidente. Cheguei a conclusão que o melhor a fazer é ficar em casa mesmo e ficar nos cultos online até essa época terminar. Não dá. Eu realmente sinto muito.

Quer dizer então que só o presidente precisa de oração? E o prefeito? E o governador? E os deputados e vereadores? Sério? Só o presidente que precisa? E quando o Lula ou a Dilma eram presidentes, porque eu não ouvia isso na igreja? Só agora é que devemos orar pelo presidente, antes não? E a lógica, onde está? Os tais "irmãos" se escondem atrás da passagem bíblica de Romanos:

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos." - Romanos 13:1,2. Só que estes tais irmãos se esquecem que autoridade nesse versículo não quer dizer respeito somente ao presidente. Engraçado que a pessoa que fala isso geralmente está contra o governador ou prefeito, mas se esquece de que este também tem autoridade assim como o presidente...vai entender, né? 

Talvez eu faça uma postagem referente a este versículo e a real autoridade que Paulo menciona. Mas por enquanto vamos interpretar o versículo no modus operandi desses "irmãos" mesmo, no achômetro.

Autoridade ali, no mínimo, se refere a qualquer um acima de você. Logo, devemos RESPEITO pelas autoridades. Não tá escrito orar, mas sim NÂO SE REBELAR. Quando alguém critica o presidente está criticando seus atos de acordo com o que ele apresenta, não está se rebelando. Eu não apoiar o presidente não significa que eu estou se rebelando, mas sim que estou insatisfeito com o seu governo e a democracia me dá o direito de não gostar (por isso que votamos).

Gostar ou não gostar de um governo se discute no campo das idéias. Eu tenho um motivo para não gostar do governo e você tem um motivo para gostar. Isso nos faz inimigos? CLARO QUE NÃO! Você tem o total direito de apoiar quem você quiser, mas seria legal você me respeitar também, porque estamos falando de uma pessoa de carne e osso aqui. O Reino de Deus é mais importante. E o fato de eu achar que o presidente atual não está fazendo um bom governa não deveria ser um fator para meus ensinos serem ignorados. Eu ainda me dedico a fazer a obra de Deus e vou fazê-la até o dia da minha morte. Estando dentro de quatro paredes de um templo ou fora dele.

Enfim... gostaria de ver esses mesmos "irmãos" defendendo a Sã Doutrina da mesma forma que defendem o presidente. As mesmas pessoas que ficam perdendo defendendo esse homem se mostram incapazes de trazer um ensino consistente para igreja. O conhecimento bíblico dos cristãos DEVE ser maior que o conhecimento político.

Devemos deixar as ideias no campo de ideias e nos orientarmos por Cristo. As coisas deste mundo passam, mas a Palavra de Deus não (Mt 24.35). Deixemos a meninice de lado e prossigamos para o alvo que é Jesus (Hb 6:1). Não perca seu tempo defendendo homens que não merecem ser defendidos (Rm 1:25). Se renda a Cristo e aprenda com Ele. Este mundo já está condenado (Jo 16:11).


Que Deus abençoe e um grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário